Junho Prata: Assistência Social de Mundo Novo e Senar realizaram palestra sobre violência contra o idoso
14 de junho de 2024O dia Mundial da Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa (15/06), instituída em 2011 como Junho Prata, tem como objetivo chamar a atenção para os direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.
O Governo de Mundo Novo, através da Secretária Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (13), uma palestra para os idosos do Conviver Daut Conceição, – local que passou por reforma este ano. O tema abordado foi sobre o Junho Prata.
A palestra foi administrada pelo psicólogo do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Breno Beltran.
Breno trouxe pautas como, maneiras de melhorar a sociedade e a vida dos idosos, tipos de violência e onde procurar orientações ou denunciar.
“Nós vamos unindo forças pois o tanto de pessoas aqui presentes e poder desinibir as informações, mesmo sendo pouco isso já prevalece informações que muitos não têm acesso”, comentou Breno.
O evento teve a abertura com os alunos do projeto Maestro Mirim, em uma apresentação com violão. O projeto é administrado pelo professor Edson Galvão no Espaço Cultural Bruno Fávaro, através do departamento de Cultura.
Para o encerramento foi servido um café da tarde para o público e realizado o Bailão da Terceira Idade.
O abuso de idosos ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado.
Ainda hoje, o abuso de idosos continua sendo um tabu, ignorado pelas sociedades mundialmente.
De acordo com o Estatuto do Idoso, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial.
Texto e fotos: Raysa Almeida/Semcos