Douradina e Caarapó viram palco de conflito de terras entre indígenas e produtores

Douradina e Caarapó viram palco de conflito de terras entre indígenas e produtores

19 de julho de 2024 0 Por lideranca

Os municípios de Douradina e Caarapó viraram palco de conflito de terras em Mato Grosso do Sul. Vídeo mostra perseguição e há relato de feridos.

Em Douradina, ocaso ocorreu na área denominada Terra Indígena Panambi – Lagoa Rica, que é identificada e delimitada com 12,1 mil hectares desde 2011. Contudo, o processo de demarcação está paralisado por conta de medidas que tentam instituir a tese do Marco Temporal.

Conforme o Coletivo Terra Vermelha publicou em sua página no instagram, indígenas foram perseguidos por caminhonetes. É possível ouvir disparos de tiros.

A Polícia Civil de Douradina abriu uma investigação sobre o ataque ocorrido, que está sendo tratado como tentativa de esbulho possessório.

Já em Caarapó, grupo de indígenas ocuparam uma área próxima a um local palco de conflito em 2016, quando foi registrada a morte de um agente de saúde – Clodiodi Rodrigues de Souza – e vários indígenas ficaram feridos em confronto com produtores rurais.

Segundo a assessoria jurídica do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), diante do ocorrido em Douradina, os guarani-kaiowá de Caarapó decidiram retomar outra área naquele município, cansados de esperar resposta do Estado brasileiro quanto à demarcação de seu território. Afirmam que no local já existe aglomeração de caminhonetes com homens armados e cobram a presença da Polícia Federal e da Força Nacional.

Fonte: Itaquirai em foco