CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SE REÚNE COM O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.
21 de março de 2025Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), uma importante reunião entre o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diogo Pombalino Arcoverde e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O encontro foi realizado na Sala de Reuniões no Paço Municipal. O Secretário deu as boas-vindas e agradeceu o empenho e a dedicação de todos. Em seguida, passou a palavra para os demais presentes para que se apresentassem. O Prefeito Lídio Ledesma, esteve presente para cumprimentar o Secretário e os membros do Conselho.Presente também o Vereador Carlinhos Magro, representante do Assentamento Auxiliadora e que fará parte do CMDR, representando a Câmara Municipal.
Inicialmente, houve a informação que serão encaminhados Ofícios a todos os órgãos e entidades do Poder Público que compõe o CMDR, solicitando a indicação dos representantes frente necessidade de reestruturação da composição do Conselho.
O Secretário e presidente falou da importância do CMDR para o desenvolvimento rural do Município, destacou o interesse da administração em fomentar o Conselho para que esta ferramenta seja de fato utilizada na promoção de ações que busquem a descentralização da economia e a melhoria da qualidade de vida da população rural. Neste sentido comunicou que em visita à Semadesc – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, em conversa com o Sr. Humberto de Mello (Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais de MS), solicitou a contribuição do Estado para instruir e estimular a organização e o funcionamento do CMDR através da capacitação de seus membros, seja por meio de oficinas, cursos ou material de apoio.
Na sequência, os conselheiros propuseram que seja feito um levantamento dos maquinários e implementos cedidos às Associações, visando monitorar e avaliar o estado dos bens, bem como fazer um levantamento das demandas da agricultura familiar a fim de instruir as atividades e projetos voltados ao desenvolvimento rural do município.
Posteriormente às explanações e debates entre os conselheiros ficou decidido que os representantes das Associações Rurais deverão encaminhar à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico tais levantamentos. Por fim, o Representante do IAGRO- Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Sr. Marcio Euzébio, enfatizou a importância de conscientizar toda comunidade rural sobre a vacinação dos animais durantes as campanhas.
