Medicina em Mundo Novo é aprovada pelo Ministério da Educação e Medicina Veterinária deve ser aprovada pela Uems no próximo mês

Medicina em Mundo Novo é aprovada pelo Ministério da Educação e Medicina Veterinária deve ser aprovada pela Uems no próximo mês

12 de novembro de 2024 0 Por lideranca

O curso de medicina da nova Faculdade de Medicina de Mundo Novo (Fammun) foi autorizado pelo Ministério da Educação (Mec). Outro curso que deve ser liberado para Mundo Novo é o de Medicina Veterinária, com análise do Conselho de Pesquisa e Ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) para o próximo dia seis.

Com a expansão dos últimos anos, o município já crescia com uma boa oferta universitária. Em 2011 veio o Tecnologia em Gestão Ambiental e em 2020 a aprovação da Agronomia. O primeiro curso foi o de Ciências, com habilitação em Biologia, em 1994 – em 2000 foi aprovada reestruturação do currículo para Ciências Biológicas. Em 2024 veio o curso de Mestrado em Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental, todos pela Uems.

Medicina e transformação do Bezerra de Menezes em Hospital Universitário

Luiz Zuccoli, diretor de expansão da Fammun, apontou que o Mec deve fazer uma visita à Mundo Novo em março para aprovação do vestibular.

“Há uma possibilidade de termos vestibular já no final do ano que vem, mas acredito mais que deve acontecer no início de 2026. Tudo depende do Mec”, explicou Zuccoli.

A faculdade conseguiu aprovação do curso através da parceria com a Faculdade Telos, de Campinas, a única, segundo Zuccoli, a ter a nota máxima na avaliação do Mec (nota 5) na Medicina. A Faculdade Telos é a única da área de saúde a ter um convênio com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ainda segundo o empresário.

Zuccoli também apontou que Mundo Novo está na frente dos demais pedidos pelo fato da escassez da região para um curso desta grandeza. O local que deve ser a sede a faculdade será a construção ao lado do Hotel Tio Sam, na br-163, praticamente, na frente da Uems.

O Hospital Bezerra de Menezes deve receber investimento e se tornar Universitário. O Hospital deve manter o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde) e com o município. Oito residentes devem atender no hospital. O residente já é médico e está em processo de especialização e aprimoramento profissional. Cada turma, semestralmente, deve contar com 30 alunos.

Medicina Veterinária, de forma gratuita

Já o curso de Medicina Veterinária tem tudo para ser aprovado, no próximo dia 06 de dezembro. O prefeito Valdomiro esteve com o reitor da Uems, Láercio Carvalho, na última semana, e mostrou confiança.

A Uems em Mundo Novo é reconhecida com excelência em seus cursos e ainda é pública (gratuita). Leandro Marra, gerente da Uems no município, citou que, em caso de aprovação, o vestibular deve acontecer em dezembro de 2026 e o início das aulas em fevereiro de 2027.

“A gente precisa mostrar a magnitude que isso representa, não é pouca coisa não, aliás, nem a gente tem noção do tamanho que isso representa…mais ou menos uma ideia do que isso vai representar pra nossa cidade e região”, apontou Marra.

FONTE: O LIBERAL NEWS