Mais de 300 placas solares foram instaladas em dois prédios públicos de Mundo Novo
21 de junho de 2024Investimento deve gerar economia para o município de R$ 20 mil mensal
Prestes a finalizar o convênio com a Itaipu Binacional, a instalação do sistema de energia fotovoltaica foi uma das últimas ações concluída em Mundo Novo.
Em maio, este trabalho começou com a instalação de 170 placas na UVR – Unidade de Valorização de Recicláveis, no bairro Universitário.
O Ginásio de Esportes Moreirão, no bairro Berneck, também recebeu 170 placas e o sistema já está ativo. Já na UVR, a Energisa deve visitar o local neste mês para entrar em funcionamento.
Segundo a empresa Monte Cristo que realizou as instalações, em dias de sol cada prédio irá produzir de 380 a 400 kwh, ou seja, quase 800 kwh gerados.
Segundo o secretário de Administração, Leandro Soares, este investimento vai ser compensado na conta final de energia da prefeitura, gerando uma economia de cerca de 20 mil/mês.
O convênio entre o Governo de Mundo Novo e a Itaipu Binacional, no valor de 5 milhões de reais, deve ser concluído com o cascalhamento na Estrada do Buscapé, próximo a Estrada do Jatinho (também cascalhada). Deste valor, cerca de R$ 1 milhão é recurso próprio do município.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Chueng, a última estrada a ser beneficiada neste convênio (Buscapé) já foi adequada e o cascalho deve chegar na próxima semana.
Texto: Carina Yano/Semcos
Fotos: Marcelo Uliana/Itaipu Binacional