Secretaria de Agricultura entrega certificado que permite o comércio legal de produtos da agricultura familiar

Secretaria de Agricultura entrega certificado que permite o comércio legal de produtos da agricultura familiar

18 de abril de 2022 0 Por lideranca
O Prefeito Thalles Tomazelli junto a vereadora Ariadne Gheller, aos secretários; Ricardo Fávaro Junior (agricultura) e Luiz Carlos de Souza (saúde), ao presidente da ACIITA, Lucas Fávaro, entregaram os certificados e selos do CERTPAFI – Certificado de Produtos da Agricultura Familiar de Itaquiraí, que atesta a qualidade de alimentos produzidos pelos produtores da agricultura familiar do município. Com a certificação, os produtores poderão ampliar a comercialização de seus produtos, antes restritos pela falta do certificado.
O projeto para elaboração do certificado foi elaborado conjuntamente pelas Secretarias Municipais de Agricultura e pecuária e secretaria de saúde. “Os produtores que estão sendo contemplados cumpriram todos os critérios exigidos, como acompanhamento técnico, segurança alimentar, capacitação para manipulação, assinatura de termo de compromisso e regulamentação, além da adequação junto aos órgãos fiscalizatórios, entre outros requisitos”, afirmou o médico veterinário, Anderson Silva, responsável pela fiscalização.
Isso é um marco da administração do prefeito Thalles. Queremos que os nossos agricultores familiares sejam reconhecidos, pois aqui temos produtores que produzem diversos produtos, com qualidade sem igual. Essa iniciativa será muito importante para a categoria. Com esse incentivo, muitos agricultores poderão levar seus produtos para vários mercados”, observou Ricardinho, secretário de agricultura do município.
“Com isso a gente consegue fazer com que as produções dos nossos pequenos agricultores possam alcançar e acessar outros comércios. Itaquiraí tem uma extensa área urbana. Vamos regulamentar, organizar e criar leis de forma que o setor fique garantido. Queremos ver os nossos produtos nas prateleiras dos grandes mercados, qualidade aqui não falta. As certificações deles são muito importantes, pois além de legalizar o trabalho, permite que os produtores possam abrir novos caminhos para a produção”, disse Thalles.