UVR e secretaria de Meio Ambiente de Mundo Novo estão com novas diretoras
7 de março de 2025Novos investimentos na Uvr devem acontecer no próximo ano
Carina Yano/Tv Sobrinho –
Na manhã desta quinta-feira, a Unidade de Valorização de Recicláveis de Mundo Novo, recebeu nova direção através da diretora adjunta, Margarete Pusippe.
Jaqueline Meireles que atuou como coordenadora do local desde 2020, assumiu como diretora de Meio Ambiente do governo municipal.
Na gestão anterior (2020/2024), Margarete atuou como diretora de Infraestrutura e de Limpeza Pública. Em 2024, assumiu como secretária de Meio Ambiente.
Jaqueline apontou diversos desafios ambientais a nível global e como os temas relacionados estão em alta atualmente. A nova diretora é mestre em Ciências Ambientais pela Unioeste e doutora em Engenharia Ambiental pela UFPR.
“Mudanças climáticas, resíduos, é o que nós mais falamos. Esse ano vai ser especial para o Brasil, que vai ser sede da Conferência do Clima para se reunir com outros países e discutir essas questões”, apontou Meireles.
Segundo o técnico regional da Itaipu, Marcelo Uliana, a UVR deve receber mais investimentos a partir do próximo ano, através do Consórcio Conisul: a ampliação da cobertura e a construção de piso na frente dos portões. Um caminhão compactador também deve vir para o município.

A Unidade de Valorização de Recicláveis foi inaugurada em 2022. Com a meta de resíduos alcançada em 2024 (30 toneladas/mês), a renda dos catadores ultrapassou o salário-mínimo em abril do ano anterior.
A meta neste ano é alcançar 40 toneladas mensal. Neste mês, a expectativa é positiva diante da parceria com a Zaeli que já enviou uma grande quantidade de material reciclável.
Fonte: Cone sul em Foco