Zé Martins cobra agilidade do SISREG, pois, mulher de Eldorado- MS morreu aguardando ‘vaga zero’
25 de abril de 2023O presidente da Câmara de Vereadores de Eldorado, José Martins, proferiu discurso durante sessão ordinária do legislativo municipal, demonstrando todo o seu descontentamento com o Sistema de Regulação de Vagas (Sisreg) e Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).
O vereador afirmou que uma paciente de seu município ficou por quase uma semana aguardando a liberação de uma ‘vaga zero’. “Ela precisava de um atendimento emergencial da Saúde Pública, porém, os centros médicos de Campo Grande e Dourados não tiveram capacidade de agilizar o atendimento e não aceitaram o encaminhamento da paciente. Infelizmente, ela morreu na fila de espera de uma vaga zero”, denuncia Zé Martins.
Diante da tragédia, o presidente do Legislativo está pedindo que as autoridades políticas representativas de Eldorado, dentre elas, a deputada estadual Mara Caseiro e todos os demais deputados estaduais de MS, intervenham para que providências sejam tomadas no sentido de dar celeridade e, sobretudo, garantir que as chamadas ‘vaga zero’ sejam abertas para os municípios do cone sul do Estado.
“Não podemos aceitar continuar como está. Eldorado é um dos municípios do extremo sul de MS que, ao meu ver, tem sido desprezado pelas autoridades públicas da saúde, neste caso específico, daqueles que deveriam fazer funcionar o agendamento e liberar as vagas para os pacientes que tanto precisam de atendimentos especializados. O sistema de regulação de vagas tem que atender a todos”, aponta o vereador.
Para ele, a burocracia tem sido exagerada por alguns servidores que deveriam facilitar os atendimentos, mas, ao contrário disso, dificultam ou demoram para inserir os dados no sistema de regulação.
“Esse tipo de problema permite que vidas sejam perdidas. Por isso, reivindicamos que nossos representantes cobrem da SES que novas técnicas e mecanismos sejam implantados para que a regulação de vagas seja um órgão que ajude a salvar vidas e não volte a falhar como ocorreu com essa paciente de nossa cidade, vítima fatal da falta de atendimento”, reclamou José Martins.
Fonte: Da Redação – Repórter Panorama do MS